Os cookies nos ajudam a fornecer uma melhor experiência do usuário. Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.
0 comentários agencianaweb

 

Saiba como elaborar montagem de pratos iguais aos do restaurante

A culinária é a arte de preparar alimentos capazes de agradar até as pessoas mais exigentes. Entretanto, não é apenas ao paladar que se atenta um chef no preparo de um prato, mas também a outro sentido: a visão.

Sendo assim, ser meticuloso na montagem de pratos, conferindo a eles contornos de obra de arte, é tão importante quanto acertar a mão no tempero. Vamos ensinar agora alguns segredos dessa arte para que você possa fazer em sua casa uma apresentação digna dos melhores restaurantes

Quantidade

A primeira dica diz respeito à quantidade de comida que se coloca no prato. Para que ele possa ser devidamente montado, o ideal é que a quantidade de comida seja suficiente para alimentar a pessoa, mas também para permitir que tudo aquilo que está incorporado ao prato possa ser visto, compreendido e apreciado.

A medida utilizada pelos chefs costuma ser de 2/3 do prato preenchido por alimentos. As partes que restam vazias servem como um contraste que valoriza o alimento servido.

Estímulo aos sentidos

Quem já assistiu a algum dos inúmeros programas de culinária transmitidos pela televisão já deve ter percebido como os jurados degustam o todo do prato, atentando para a singularidade dos ingredientes. O que eles procuram é perceber com clareza quais estímulos seu corpo recebe ao provar aquela comida.

Por essa razão, restaurantes costumam apostar em uma fórmula simples, segundo a qual o prato deve conter uma fonte de proteína, um acompanhamento e uma guarnição. Tendo esse modelo em vista, parte-se para a criatividade para provocar os sentidos de quem prova o prato. Um ingrediente mais ácido, algo mais crocante, algum elemento mais colorido: essa mistura será a responsável por fazer visão, paladar e até audição trabalharem em conjunto, dando uma sensação mais completa à refeição.

Salada

Pratos de salada costumam se tornar mais atraentes quanto maior volume tiver. Foi-se o tempo dos alimentos chapados dispostos no prato. Assim, aposte em folhas de diferentes tonalidades e texturas. É importante, também, que as verduras estejam cortadas de maneira que os pedaços já possam ser levados diretamente à boca. O ideal é rasgar as folhas com as mãos após a retirada dos talos. Já para as ervas, como a salsinha, a recomendação é servi-las no próprio cabinho.

O molho deve ser servido separadamente por dois motivos simples: permite que a pessoa se sirva na quantidade que considerar adequada e impede que o prato fique encharcado se demorar um pouco mais a ser servido.

Prato principal

Recomenda-se que a proteína seja disposta sempre no canto inferior direito do prato, mais próximo do centro do que da borda. Além disso, selar a carne fará com que ela pareça mais apetitosa. Para guarnição e acompanhamento, o ideal é que uma parte seja em vegetais e a outra em algum tipo de carboidrato.

A disposição dos alimentos deve sempre partir do centro para as bordas. Se for servir algum alimento formado por um conjunto de pequenas unidades, recomenda-se que sejam colocadas no prato em quantidade ímpar, pois as unidades da extremidade criam a sensação de moldura no restante das peças.

Para dar volume ao prato você pode usar camadas, dispondo a proteína sobre os carboidratos, por exemplo.

Complementos

Para desenhar nos pratos, fazendo riscos ou simples gotas, você pode utilizar uma bisnaga dessas de ketchup, semelhante às de lanchonetes. Os desenhos podem ser feitos a partir de vinagre balsâmico ou de um molho preparado por você. Lembre-se de limpar as bordas do prato com papel toalha antes de levá-lo a mesa, para garantir que somente o desenho pretendido estará exposto.

Vale ainda ornamentar o prato com ervas como hortelã ou mesmo flores comestíveis. E por falar nisso, vai aqui uma dica importante: tudo o que estiver no prato deve ser comestível. Por mais bonito que um adereço possa parecer, se tiver de ser retirado do prato na hora de comer, é sinal de que não deveria nem estar ali.

Seguindo essas dicas simples, você será capaz de surpreender a todos com sua habilidade na montagem de pratos. Tem alguma dica sobre como realizar uma apresentação de determinado alimento? Experimentou alguma combinação que se mostrou um sucesso? Comente e compartilhe conosco!